MSA-Noticias: Fallecimiento del misionero Palotino en Inharrime (Mozambique), Jaime Inácio Oliveira

Santa Maria, 23 de fevereiro de 2014

Caros confrades!

Na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, nas notícias enviadas, comuniquei-vos sobre o Professo Jaime Inácio de Oliveira – conhecido co Tio, que neste ano residiria no Colégio Máximo Palotino, que amanhã 24 de  fevereiro, começaria frequentar o Curso de Teologia na Fapas e que no próximo sábado, dia 01 de março, faria sua Profissão Perpétua na Comunidade Palotina e que depois de dois semestres de atualização teológica ele reiniciaria o ministério presbiteral e seu desejo era voltar à missão em Moçambique. Ele estava muito desejo e esperava com alegria o momente de iniciar os serviços sacerdotais. Tudo isto estava nos nossos planos e projetos. Do ponto de vista humano estávamos organizados e projetando o presente e o futuro.

Ontem, dia 22 de fevereiro, «Dia Palotino», às 06h, no Hospital de Caridade de Santa  Maria/RS o que acima haviamos projetado com o Jaime foi somente planos. Sua história mudou. Repentinamente o Jaime morreu. O tempo foi curto. Muito curto. A morte do Jaime nos pegou de surpresa. Em menos de 24 hora de enfermidade o Tio nos deixava. Ele estava  no Acampamento na Praia Azul com a sua nova comunidade. Havia contentamento geral. Formadores e formandos felizes pela nova companhia. Quem morou com o Jaime sabe do que estou falando.  Ele não falou muito de suas dores nos  últimos. Quando falou foi levando ao Hospital em Torres. Medicado voltou à Praia Azul, porém, as dores aumentavam. O Pe. Erno Schlindwein prontamente o trouxe a Santa Maria. No Hospital o Pe. Vanderlei Cargnin, com nossa enfermeira Cristiana, já os esperavam. Ele no hospital foi tomado de dores. Dores horríveis. Insuportáveis. O médico tão logo o encaminhou para a UTI, mas fomos vencido pela morte. Ainda  não saiu o boletim oficial da causa de sua morte. Nesta semana os médicos vão nos informar as possíveis causas.

O velório do Jaime ocorreu no Colégio Máximo Palotino. Muitas pessoas e confrades estiveram junto ao seu corpo para as últimas homenagens a este nosso coirmão. Dois irmãos  e uma irmã vieram de Limeira/SP para encontrar-se com o irmão falecido. Sua mãe está em viagem em Pedra Azul, lugar onde o Jaime nasceu, no interior mineiro, em visita à avó dele, com 94 anos. Oração de Salmos, recitação de terços, cantos, silêncio fizeram parte destas horas de dores e saudades.

Hoje de manhã, às 7h30min, a Comunidade Formativa do CMP recitou com esperança as Laudes, enquanto isso, muitas pessoas chegavam para celebração eucarística que a presidi e a homilia foi feita pelo Pe. Vanderlei e concelebradas por vários confrades.  Os aspectos hsitóricos foram apresentados pelo Pe. Jadir Zaro. Os 05 seminaristas moçambicanos entoaram um hino na lingua chope ao missionário morto. Na conclusão da missa o Pe. Paulo Jair dos Santos, colega de trabalho do Jaime durante dois no Seminário de Inharrime, inaugurado no dia 25 de janeiro/14, também deixou sua mensagem,vdestacando as virtude do coirmão Jaime e leu uma carta do Pe. Ademar Fighera e aqui anexada. Quero ainda destacar a presença de muitas religiosas de Santa Maria, nossos confrades e pessoas de relações do Jaime ainda do tempo de seminário.

Concluida a celebração fizemos nossa peregrinação da esperança ao nosso cemitério em Vale Vêneto. Fizemos as orações e encomendamos a Cristo Ressuscitado a vida deste missionário palotino.

Quero expressar nossos agradecimentos a todos os que se envolveram direta ou inderetamente com o Jaime nestas últimas 48 horas. Particularmente quero destacar os padres Erno, Vanderlei, Clesio e Jadir. Deus seja louvado pelo que fizeram pelo Jaime e toda a organização deste funeral.

Convido-vos que rezemos mais ainda por novas vocações religiosas e sacerdotais. Nós necessitamos tanto de novas vocãções. Que o exemplo do Jaime de disponibilidade, desapego, de paixão pelo Evangelho, pelo carisma de s. Vicente Pallotti nos entusiasme pelo que fazemos, no lugar onde estamos. Um outro detalhe. O Jaime era um homem extremamente mariano. Em suas homilias, quando escrevia, quando falava sempre mencionava Maria, Rainha  dos Apóstolos. Que ele agora participe definitivamente de todas as graças prometidas por Cristo. Ele agora é em Cristo consagrado definitivamente. Ele antecipou sua consagração. Ela é perpétua.

Rezemos, pois, pelo seu descanso eterno!

Fraternalmente em Cristo, Ressurreição e Vida,

Pe. Edgar Ertl SAC

———————————————-

CARTA DEL P. ADEMAR, Superior Palotino en Mozambique.

Inharrime, 22 de fevereiro de 2014

Caro Pe. Edgar!

Surpreendeu-nos imensamente a notícia do falecimento do Ir. Jaime Inácio – TIO. São mistérios da vida, incompreensíveis humanamente.

Sua marca, nessas terras, está por todo o lado, e em todas as pessoas. Homem bom! Muito bom! Amigo de todos: crianças, jovens, adultos, católicos, não católicos; de uma servicialidade imensa, como Maria, de quem sempre foi muito devoto e a quem invocava constantemente com uma fé muito profunda.

Sua marca está  especialmente na vida de cada um de nós, coirmãos, colegas, seminaristas, irmãs, leigos. A todos acolhia com grande atenção e alegria. Está muito presente aqui na paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, onde atuou com simplicidade, dedicação e alegria durante os cinco anos que esteve aqui; Está muito presente no seminário São Vicente Pallotti, onde foi o servidor incansável, seja na formação, seja na construção do mesmo, que esteve sob sua coordenação.

Homem presente por inteiro, sempre com seu sorriso aberto e sincero. Sempre expressou seu grande amor à família palotina, à missão palotina, à obra de São Vicente Pallotti, à Maria Rainha dos Apóstolos, a como costumava dizer «todos os Anjos e Santos de Deus».

Pessoalmente tinha-o como Irmão e Amigo. Conhecemo-nos ainda no Colégio Máximo, nos ano setenta. Reencontramo-nos em Manaus, quando reintegrou nossa comunidade; tive-o como companheiro no Noviciado, em 2008, em Cascavel e, por quatro anos, aqui na Missão Rainha dos Apóstolos, em Moçambique. Sou muito grato a Deus por ter partilhado a vida com ele, junto com os colegas da Missão, por ter aprendido muito com sua maneira de ser.

Teve o privilégio de ter esse belo tempo de retiro e de convivência, o que deixou-o ainda mais preparado para o encontro com o Pai. Que, de junto de Deus, interceda por todos, especialmente pela Missão que estava bem gravada no seu coração.

Já recebemos muitas manifestações de afeto e solidariedade dos membros das comunidades, de religiosos.

Estamos unidos na prece, especialmente nesse dia do Senhor, junto com nossas comunidades.

Estamos juntos!

Pe. Ademar

Para reflexionar
Nunca desistas de un sueño. Sólo trata de ver las señales que te lleven a él. Paulo Coelho (1947-) Escritor brasileño.